ETE Biológico
A Tecitec desenvolveu uma estação biológica compacta para tratamento de efluentes domésticos, com alto nível de redução de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, contemplando desinfecção e propiciando assim, alto nível de reciclagem do efluente tratado em vasos sanitários, áreas verdes, processos industriais, torres de resfriamento, selagem de bombas, resfriamentos em geral, e garantindo-se também que seu descarte em lagos, lagoas ou represas não promova o fenômeno da eutrofização.
Este sistema atende as necessidades de vários segmentos que geram efluentes domésticos, tais como empresas, hotéis, motéis, condomínios, shopping centers, indústrias, canteiros de obras, hipermercados, etc.
A Tecitec recentemente aplicou este novo sistema garantindo o atendimento à legislação, eliminando o problema de cor, e propiciando um percentual de reuso que se aproxima dos 80%. Este sistema mostrou-se extremamente eficaz, mesmo em condições severas de trabalho, como por exemplo, em um meio com concentrações de cloretos por vezes superior a 6000 ppm. As concentrações de DQO inicialmente obtidas apresentavam oscilações na faixa de 100 a 300 ppm; após a instalação, conseguiu-se atingir uma concentração em DQO de 4,0 ppm no efluente tratado. Após ter-se uma segurança maior sobre a qualidade de tratabilidade do sistema, iniciou-se a otimização do tratamento primário, visando minimizar as oscilações em termos de DQO e reduzir a coloração do efluente tratado.
A metodologia aplicada neste sistema foi mesclar conceitos físico-químico-biológicos num só equipamento, obtendo a máxima eficiência de cada unidade.